Não consigo amamentar! E agora?



“ Quando a mamãe não pode ou não consegue amamentar.”



O leite materno é o melhor alimento para o bebê. É um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componente para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrofilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

Mas, infelizmente, nem todas as mães podem ou conseguem fornecer este alimento maravilhoso aos seus bebês. E muitas sofrem, se culpam e se julgam menos mães por não amamentarem, em alguns casos entrando em depressão.

Para estes bebês os leites artificiais são recomendados com base nas necessidades alimentares da criança, as preferências dos pais, o custo, as necessidades de refrigeração e as capacidades dos pais para preparar cuidadosamente este alimento.

Mas durante este tipo de alimentação é importante que se promova a relação entre mãe e bebê, assumindo uma posição face a face com a criança, olhando em seus olhos, a mantendo próxima de si e segura. Neste momento é ótimo conversar com a criança, cantar para ela ou simplesmente estar tranquila com o bebê.

Isso auxilia muito na criação do vínculo afetivo, contribuindo para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar mais tarde o seu relacionamento interpessoal.

Este vínculo nem sempre é trabalhado em casos de mães que amamentam. Mães que muitas vezes não tem prazer em amamentar.
Fornecem o leite materno mas sem afeto, não conseguindo desenvolver uma ligação emocional com seu bebê. Mas mesmo assim afirmam com orgulho para parentes e amigos que esta amamentando exclusivamente seu bebê com leite materno.

Então faça o possível para amamenta, caso não consiga, tenha sua consciência tranquila e continue criando seu vínculo com seu filho sem culpa.

Ser mãe não se resume apenas em alimentar seu bebê. Ser mãe está relacionado ao amor!



Escrito Por: Carla Domingues - Consultora Materna
Papo de Mãe para Mãe
(Parceira TudoParaMamães)

Referência Bibliográfica: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Leite_materno

Atenção: Este é um site de Publicidade. Embora termos selecionado as melhores empresas, não nos responsabilizamos pelas vendas realizadas por elas.