10 dicas para o sucesso do desfralde





Não existe idade certa para o desfralde, mas geralmente a criança entende melhor o que esta acontecendo por volta dos 2 anos, um pouco antes, um pouco depois. Cada uma tem seu tempo, mas é importante não deixar para muito tarde, porque isso faz parte da vida dela e ela não pode ser dependente de fralda por muito tempo.

Evite fazer o desfralde no inverno, pois nesta estação nós fazemos mais xixi. Fora que, se molhar, vai deixar a criança passar frio.

Vamos à algumas dicas legais:



1. PENICO
Uma dica bem legal é comprar um penico que a criança possa gostar, como o tema que ela mais gosta, bem colorido, etc.
Os penicos musicais também são legais, embora tem o risco da criança assustar... então quando for levá-la para usar o penico musical, faça festa e dance com a música.

2. ESTOQUE
Faça um estoquer de cuecas e calcinhas, pois vai acontecer - várias vezes - de molhar e você precisar trocar tudo.
Compre peças legais e fala pra ela que agora já é grande e vai usar cueca igual o papai / calcinha igual a mamãe.

3. PRIMEIRO A FRALDA DO DIA
Procure tirar apenas a fralda do dia inicialmente e, depois, a da noite. Tirar tudo de uma vez pode ser traumatizante.
Uma dica que damos é fazer aos poucos. Um dia você deixa 2h sem, no outro 4h e assim vai aumentando gradativamente. A criança vai se acostumando melhor dessa forma.
Para tirar a fralda noturna é necessário que a criança ingira menos líquido perto da hora do sono e que você tenha disposição e determinação de levá-la ao banheiro 3x durante a noite, no início, e ir espaçando as idas ao banheiro até que ela se acostume a segurar durante a noite toda.

4. UMA VEZ COMEÇADO O DESFRALDE, ELE NÃO PODE SER INTERROMPIDO
Não deixe ele de fralda para ir ao shopping. Você vai precisar se adaptar a esta fase - que é passageira.
Avise a professora ou a quem quer que seja que cuida do seu bebê para seguir a mesma rotina que você. Caso haja diferença ou interrupção no processo, poderá confundir a cabeça da criança e atrapalhar o sucesso do desfralde.

5. FACILITE
Coloque roupas fáceis de trocar, que a própria criança possa tentar tirar para fazer o xixi/cocô sozinha.
Além disso, evite colocar roupas que, se molhar uma, terá que trocar tudo.
Deixe o penico sempre em fácil acesso, com a porta aberta.

6. COMEMORE
O desfralde é um passo muito grande na vida da criança e deve ser comemorado, de forma a INCENTIVÁ-LO que deve fazer isso sempre.
Fale "Parabéns" ou "fiquei feliz" sempre que ele fizer no penico e/ou avisar para levá-lo.
Assim ele ficará motivado a fazer sempre o que lhe foi ensinado.

7. NÃO BRIGUE SE ESCAPAR
Vai acontecer de molhar várias vezes, de fazer cocô na roupa.. não brigue com a criança por isso. Mostre que fez errado, mas não brigue pois isso pode traumatizá-la.

8. FAÇA SER UM MOMENTO DIVERTIDO
As crianças gostam é de diversão. Fale "tchau" pro xixi, leve os bonecos pra fazer junto, leia história, cante, dance.. enfim, faça ser divertido esse momento para a criança ficar à vontade.

9. PERGUNTE SEMPRE
No começo elas não tem controle disso, pois na fralda podia fazer sem pensar.
Então pergunte a cada 30 minutos se ela quer fazer, leve e espere ver se sai alguma coisa. Com o tempo você vai espaçando o período e ela mesmo vai te avisar quando está com vontade. O cocô as vezes tem hora certa pra vir, como um reloginho, então fique atenta.

10. PACIÊNCIA
Essa é a chave do sucesso no processo do desfralde.
Tem crianças que conseguem em 1 ou 2 meses, tem crianças que pode levar 6 meses. Ela precisar estar pronta, se sentir confiante. E você vai precisar ter muita paciência para não traumatizá-la.

Lembre-se: é passageiro. E ela precisa passar por essa fase.

Atenção: Este é um site de Publicidade. Embora termos selecionado as melhores empresas, não nos responsabilizamos pelas vendas realizadas por elas.